Foram mais de um milhão de atendimentos realizados de novembro de 2023 a novembro de 2025
Apresentação do balanço de 2 anos do IMD no HMB foi seguida de visita. Foto: IMED
Nos últimos 24 meses (de novembro de 2023 a novembro de 2025) o Hospital Municipal da Brasilândia Dr Adib Jatene (HMB) superou as expectativas. Foram 606.984 atendimentos hospitalares, 478.223 atendimentos no Pronto-Socorro, 249.319 exames e procedimentos ambulatoriais, 24.617 internações e 8.770 cirurgias. Os números foram apresentados em primeira mão para os conselheiros do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) pelos gestores que há dois anos assumiram o desafio de administrar a unidade de saúde do SUS na Zona Norte de São Paulo.
“Hoje o HMB atende mais de 23 mil pessoas por mês no Pronto-Socorro, já realizou mais de 25 mil endoscopias, faz mais de 500 cirurgias por mês e promove 1.200 altas mensalmente”, enfatizou Getro de Pádua, diretor do HMB e membro do Conselho do IMED. Após a reunião, os conselheiros visitaram o hospital e tiveram oportunidade de conversar com pacientes e colaboradores.
“O que chama muita atenção, e é fundamental, é a questão da humanização, que é um dos alicerces do Instituto de Medicina, Educação e Desenvolvimento. E nisso o hospital está de parabéns. É um orgulho fazer parte do sucesso do IMED”, resumiu José Ronald Rocha, presidente do Conselho. Também participaram da reunião, os conselheiros John Flavin de Almeida Prado, Marcelo Silveira Ribeiro, Daniel Ribeiro Figueiredo, André Silva Sader; os diretores jurídicos do IMED Paulo Leme Filho e Maria Carolina Dias, além do diretor médico na unidade, o ortopedista Thiago Amorim Bastos.
Economia consciente
Os atendimentos do HMB crescem sistematicamente e para fazer frente a essas necessidades a gestão está sempre buscando formas de otimizar a operação. “Economizamos no que é possível, nunca no pessoal ou no paciente”, enfatizou Getro. Ele explicou a lógica da economia consciente praticada na unidade.
“Nossa conta de água, mesmo com o sistema de captação da chuva, estava alta. O time se reuniu, mediu vazão, tempo de escoamento e fizemos um pequeno ajuste: 10% menos de vazão nas torneiras, que são quase todas automáticas. Assim a conta baixou significativamente e deixamos de desperdiçar um recurso precioso”.
Equidade, inclusão e reconhecimento
Entre os 2 mil trabalhadores que atuam no HMB, 1.164 são contratados e a grande maioria no atendimento aos pacientes: 965 colaboradores estão na área assistencial. Na gestão trabalham 60 pessoas e 139 no administrativo. O ambiente é inclusivo e o hospital tem o reconhecimento público pela boa prática. Pelo segundo ano consecutivo o HMB recebeu o Selo de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo.
Na unidade onde as mulheres são maioria (881 pessoas), 676 colaboradores se autodeclaram pardos ou negros e 450 têm entre 41 e 64 anos. E todos, sem distinção, são incentivados a opinar sobre melhorias e têm direito a participar de treinamentos comportamentais, técnicos, além de terem facilitado o acesso ao suporte de saúde mental com programa exclusivo com atendimento individual.
Balanço 2023-2025 do Hospital Municipal da Brasilândia, em São Paulo
Desafios
O ritmo de trabalho na unidade tende a aumentar nos próximos anos, com a abertura da estação de metrô e de ônibus, ao lado do HMB. Para comportar esse aumento o IMED já faz estudos de adequação. “Nós fizemos muito nesses dois primeiros anos e vamos fazer mais nos próximos. O caminho está correto: atender bem e com competência, zelar pelo dinheiro público pelo bem-estar das pessoas”, avalia Ronald.
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